segunda-feira, 13 de julho de 2009

Até que eu o veja...7


Mateus 13:58
E não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles.

Esse capítulo, juntamente com Marcos 6, dá a descrição do modo como viam Jesus:

"E, chegando à sua terra, ensinava-os na sinagoga, de tal sorte que se maravilhavam, e diziam: Donde lhe vêm esta sabedoria e poderes miraculosos? Não é este o filho do carpinteiro? (um profissional comum) não se chama sua mãe Maria e seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? (pessoas comuns - vizinhos) Não vivem entre nós todas as suas irmãs? (também pessoas comuns) Donde lhe vem, pois, tudo isto? E escandalizavam-se nele. Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra senão na sua terra e na sua casa.

E não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles

Fico pensando às vezes: Será que essas mesmas pessoas presenciaram outros milagres de Jesus? O que seria necessário acontecer para que O vissem como o Filho de Deus? Quantos desses mesmos homens não teriam ouvido a voz que veio do céu dizendo a Jesus: "Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo" ? Se formos honestos, concordaremos que essa é a forma como a maioria de nós O vê. E é esta forma (meramente humana) como O vemos, que faz a maior barreira à ação de Deus em nós. Alguém poderia impedir a ação de Deus? (Isaías 43:13) Não! Alguém poderia impedir que Deus dê algo a alguém? Não!

Mas podemos nos negar a receber de Deus e também nos negar a ser instrumento dele.

Não estou sendo repetitivo nessas postagens; estou apenas colocando aquilo que Deus tem ministrado a mim. Na postagem anterior, enfatizei as palavras de Jesus quando disse: "Quem crê em mim, como diz a Escritura: do seu interior fluirão rios de agua viva" Ele falou de "crêr" e "fluir" e disse que a ação é de dentro para fora, pois o "reino" está dentro de nós. Jesus está "dentro" de nós. Esse rio jorra de dentro de nós para fora, e, não de fora sobre nós. Contrário à uma cachoeira onde entramos embaixo da queda d'água, somos (com Cristo)a própria fonte de água. Ser instrumento de Deus para outros é transmitir a outros o que está dentro nós.

Enfim...

Jesus não pôde fazer milagres entre os nazarenos por causa da incredulidade deles. Eles eram como poços entulhados. A incredulidade é como grandes pedras lançadas numa nascente, a força que faria com que águas jorrassem é neutralizada pelo peso e volume das pedras; tira-se as pedras e a água jorra novamente. Assim fica fácil entender porque parece que as pessoas curavam a si mesmas; na verdade elas apenas liberavam o poder de Deus que estava dentro delas. Jesus perguntava; "Crês tu que eu posso fazer isto?" ou apenas completava: "Faça-se conforme a sua fé." Onde está a fé? Alojada no ventre - de onde jorra o rio (João 7:38). O que gerou a fé? A Palavra de Deus, o pão, a carne de Cristo. Habacuque e Paulo escreveram: "O justo viverá pela sua fé" e Jesus disse: "Quem de mim se alimenta, por mim viverá" Quanto mais me alimento da Palavra, mais sou transformado por Ela - à semelhança de Cristo. Quanto mais leio (absorvendo a verdade escrita) mais consolido a fé - pois a fé é gerada somente (e tão somente) pela Palavra de Deus. [pausa para a postagem "Até que eu o veja...8"]

Nunca terei de Deus aquilo que não creio que ele faça. Nada terei se não crer que ele pode fazer. Como já disse acima, a ação ocorre de dentro para fora pois o reino está dentro de nós. Isto explica tudo para aqueles que nada têm. Entulharam sua própria fonte. O rio não jorra. Quantos de nós não teve um momento em que pensasse que Deus estava negando uma benção ou um favor? Na verdade nós o negamos, nós o impedimos de agir.

Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos, ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a gloria, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém. (Efésios 3:20-21)

Nenhum comentário:

Postar um comentário