domingo, 20 de setembro de 2009

Orações não se perdem no caminho4















Vou transcrever parte de uma pregação que vi num vídeo ontem 18/09/09. O pastor Paul Washer pregava para os próprios compatriotas, discorrendo sobre Mateus 7:


". . . em 100 anos, a maioria das pessoas deste prédio estarão no inferno! E muitos que até mesmo professam Jesus Cristo como Senhor, passarão a eternidade no inferno! E você diz: "Pastor, como você pode dizer uma coisa como esta?" Eu posso dizer uma coisa como esta, pois eu não realizo meu ministério nos Estados Unidos da América. Eu quero que vocês saibam que quando olham para o cristianismo americano, ele é mais baseado numa cultura sem Deus do que na Palavra de Deus. E tantas pessoas são enganadas, e tantos jovens são enganados, tantos adultos são enganados em crer que por terem feito uma oração uma vez em suas vidas, eles irão para o céu. E então, quando eles olham ao redor e vêem outros que confessam a Cristo e vêem essas pessoas tão mundanas quanto o mundo, e comparam-se uns com os outros, nada perturba seus corações. Eles pensam: "Bem, eu sou igual à maioria do meu grupo de jovens." Eu vejo as coisas que não deveria ver na tv e rio (divertir-se com) das coisas que Deus odeia. Eu uso roupas sensuais, eu falo como o mundo, eu ando como o mundo, eu amo a musica do mundo! Eu amo tanto essas coisas do mundo! Mas graças a Deus, eu sou um cristão! Por que eu sou um cristão? Eu não pareço diferente da maioria das pessoas da minha igreja! Por que eu sou um cristão? Porque houve uma vez na minha vida em que eu fiz uma oração e pedi para Jesus entrar em meu coração. Eu quero que você saiba que a maior heresia na Igreja Evangélica Protestante Americana é que se você orar e pedir para Jesus Cristo entrar em seu coração, Ele definitivamente entrará. Vocês não encontrarão isto em lugar algum das escrituras; vocês não encontrarão isto na história da Igreja Batista até 50 anos atrás. O que vocês precisam saber é que a salvação é pela fé, e somente em Jesus Cristo. E a fé, somente em Jesus Cristo, é precedida e seguida de arrependimento, um abandono do pecado, um ódio às coisas que Deus odeia e um amor pelas coisas que Deus ama. Um crescimento em santidade e um desejo, não de ser como Britney Spears, não de ser como o mundo, e não ser como a maioria dos cristãos americanos, mas de ser como Jesus Cristo. (nesse momento a multidão explodiu em aplausos e vibrações) ele completou - "Eu não sei porque vocês estão aplaudindo; eu estou falando de vocês" Eu não vim aqui para ouvir améns, não vim aqui para ouvir aplausos. Eu estou falando de vocês.


Embora fosse uma pregação de uma pastor americano, direta ao povo americano, tudo isso (digo que foram 58 minutos de verdade do alto) pode ser visto bem perto de nós. Nós como igreja perdemos a noção do que somos, ou do que deveríamos ser. De fato, o costume com o mundo faz parecer que tudo é normal e que Deus foi adaptado à maioria. Ele tanto enfatizou: "Nem todo o que diz Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus."


A imagem da direita (a imagem do blog - minha primeira postagem) retrata um pouco do que busco para mim (sempre questionei: o que outros cristãos esperam de Deus? Não querendo ser melhor do que eles - de fato não sou. Acho que ninguém mais do que eu tem a necessidade de que Cristo seja hoje o mesmo que pisou na terra - Ele É!) Nesse momento tenho em mente 1 Coríntios 15 inteiro, que dá um ensino de causa e efeito: Se... então... Se... então... (1 Cor 15:12-19) O capítulo inteiro pode se encaixar nesta foto - morte sendo absorVIDA pela vida, um novo homem a partir do relacionamento com Cristo. Como tronco seco e morto pelos meus pecados e delitos (Efésios 2:1-7) tenho eu sido revestido de Cristo? meu modo de viver mostra isto? Vamos a segunda foto.

A segunda imagem tem ligação com nosso comportamento: São os muros que dividem: De um lado, a benção, a comunhão e a santidade; do outro lado: o mundo, o pecado, o domínio e a vitrine de satanás. Quantas vezes temos rompido nossos muros? ou melhor: de que lado do muro estamos? O que é normal para mim? As leis de Deus tem sido reescritas por nossas igrejas? Estamos abrandando as coisas - o preço será alto. (Eclesiastes 10:8)
O pastor Washer quis dizer que os pecados já são tão normais e tão comuns nas igrejas americanas (norte-sul) que nem são mais considerados como pecados. Ele quis dizer: Se você está tão tranquilo e certo de sua salvação, preocupe-se com isto. Grande surpresa pode estar esperando por você.
Parece que estou pregando no blog. Não estou mais do que colocando em palavras aquilo que Deus tem colocado em meu coração - embora tudo isso pareça ser recado para outros, é, acima de tudo a balança em que tenho me colocado - nesses úlimos dois anos tenho orado mais do que nos outros vinte desde a minha conversão. Uma coisa posso dizer em âmbito geral: Quando oramos, Deus nos abre os olhos, os ouvidos, o entendimento; molda nosso comportamento, nosso espírito; coloca-nos no caminho estreito. Ele quer nos transformar à sua imagem.
Talvez as pessoas que mais buscam a Deus - em algum momento - têm medo (digo medo no sentido da preocupação) de não serem encontradas dignas da salvação. medo de serem reprovadas; sentimento de desagradá-lo; sentimento de entristecê-lo. Isto não é fraqueza por parte dessas pessoas, pois quanto mais o buscam, mais ele revela sua santidade - quanto mais revelada for a santidade divina, mais latente se torna a miserabilidade de nossas justiças próprias. Quem teme ser queimado? o que está proximo ou longe do fogo? Vamos meditar num trecho do livro de Exodo descrito em Hebreus 12:18-29:
Ora, não tendes chegado ao fogo palpável e ardente, e à escuridão, e às trevas, e à tempestade, e ao clangor da trombeta, e ao som de palavras tais, que, quantos o ouviram suplicaram que não se lhes falasse mais. Pois já não suportavam o que lhes era ordenado: Até um animal, se tocar o monte será apedrejado. Na verdade, de tal modo era horrível o espetáculo, que Moisés disse: Sinto me aterrado e trêmulo! Era a presença de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário