terça-feira, 15 de setembro de 2009

Orações não se perdem no caminho3

Um grande homem de Deus ensinou que fé não se produz, por mais que nos esforcemos; fé não é sentimento, não se manifesta em forma de gritarias, tremedeiras, arrepios enfim, a fé pende muito mais para a razão - não aquela razão que se alimenta do humanismo e anda de mãos dadas com a ciência. A fé é uma simples certeza.

Certo homem foi convidado a explicar a fé: Ele chamou um amigo e lhe pediu que ficasse à sua frente, de costas, a distancia de quase um metro; disse a esse amigo que ao seu sinal, ele deveria lançar-se para trás e cair sobre uma promessa: "eu estou aqui atrás e segurarei você" lançar-se ou não, dependeria do quanto ele me consideraria fiel no que prometi. Se considerar que estou mentindo ou brincando, ficará imóvel onde está, mas se sou verdadeiro para ele, então se lançará sem medo.

Outro homem exemplificou que exercemos fé ao apertar um tecla para acender uma lâmpada. Como assim? Simples: Sei que aquilo é uma tecla que serve para acender uma lâmpada, olho para o teto e vejo que a lâmpada está lá; aperto a tecla e a lâmpada se acende, aperto novamente e ela se apaga. Imagine crianças fazendo brincadeiras de desafio: "Você duvida que eu acenda aquela lâmpada?" a resposta é: "duvido"; então ele aperta a tecla, a lâmpada se acende e todos ficam admirados até que um outro diz: "Quem não sabe fazer isto?" "basta apertar a tecla e a lâmpada vai acender mesmo . Você pensa que eu não sei que existem fios por dentro da parede?" É figuradamente isto: Vejo a tecla, vejo a lâmpada; não vejo os fios - mas sei que estão lá - dentro da parede e garantirão que a energia elétrica vá até a lâmpada.

Nesses anos, desde que conheci o evangelho, já me vi em varias situações em que pedi algo a Deus com toda força do meu interior - algo como: falar no pensamento, apertando bem os olhos fechados, forçando os dentes como se tivesse cortando algo e apertando bem os lábios - imagine isso sentado com os dedos das mãos entrelaçados e prensados entre os joelhos - parece a fórmula da oração fervorosa - mas não é - dependendo do que está sendo pedido, pode ser a um clamor desesperado.

Salvação é ato de fé? É!

Sinta por si mesmo ao dizer a alguém: "Eu acredito na salvação"

Quando digo que acredito, dou ao outro a oportunidade de dizer que (ele) não acredita e por quê não acredita- esse contra-argumento pode se tornar um seta de dúvida. Se digo: "Eu sei que estou salvo," não cabe ao outro qualquer argumento contrário. Quem pode dizer que eu não sei aquilo que sei? A ignorância do outro não anula minha certeza. Qualquer contra-argumentação é ineficaz.

Acreditar é quase uma opção - posso acreditar no que eu quiser e duvidar do que quiser;

Saber é quase uma condição - se sei ou não sei - saber não é simples questão de querer saber.

O saber se conquista.

Entre a tecla e a lâmpada que se acende estão os fios por dentro da parede.

Entre Deus e o homem está sua Palavra, da qual, o conhecimento gera a fé que é certeza, convicção.

****

Deus deu azeite à viúva até que ela enchesse o ultimo vaso. Elias ordenou que pedisse vasos às vizinhas, não poucos. . . alguém certa vez ilustrou que Elias dificultou as coisas para Deus quando combatia com os falsos profetas de Baal e do Poste Ídolo, para que a glória fosse maior - neste questão do azeite não foi muito diferente; ele mandou que a mulher conseguisse muitos vasos para que Deus os enchesse - e assim foi - Deus deu o azeite até o ultimo vaso.

Ilustrando: Deus estaria olhando para aquela mulher empilhando vasos em casa para que Ele os enchesse - talvez dissesse: Esse meu servo Elias!!. . . primeiro me faz consumir com fogo um sacrifício todo molhado? Agora tenho que encher todos esses vasos!!

É isso mesmo. Nos dois casos o "solo foi preparado" - quanto mais difícil (para o homem), melhor para Deus.

Enfim:
Temos que nos preparar para receber. Devemos estar saturados com a Palavra.
Deus diz que faz, diz o que faz e faz o que diz.
Exercito a fé no Deus que cura sem que eu esteja doente.
Exercito a fé no Deus da provisão sem estar necessitado.
Exercito a fé no Deus protetor sem que eu esteja em perigo.
Exercito a fé no Deus que tudo faz sem exigir que ele me prove coisa alguma.
Fico atento ao verbo da Palavra (isto aprendi com Tim La Haye) para não interpretar erroneamente: passado, presente e futuro.
E quanto me vejo diante de todas essas coisas, apenas invoco sobre mim as verdades em que meditei. - isto é aprendizado, ainda estou aprendendo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário