terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Deus Vivo - Cristianismo vivo - Palavra viva


É comum dizermos que alguém é cheio do espírito, mas não é comum dizermos que alguém é cheio de Deus ou cheio de Jesus. 
Paralelamente é comum referir-se à experiencia de alguém dizendo que tal pessoa tem “vida com Deus”, ou “vida com Cristo”, mas não é comum dizer: “vida com o Espírito Santo”. 
Quanto a Cristo, Paulo falou: “Cristo vive em mim”! Paulo não diz: “Deus vive em mim” ou o “Espírito Santo vive em mim”. 
O autor de Hebreus escreveu: “Que hoje, Deus fala em Jesus e que outrora falava por meio dos profetas. Paulo falou: “Cristo fala por meu intermédio”. 
Em outro momento Jesus disse que o Reino de Deus está dentro de vós. Se o Reino de Deus está em nós - isto tem uma amplitude que não dá para explicar com poucas palavras – é melhor tentar viver isto, sem mesmo entender plenamente e sem conseguir explicar!

Temos nossas opiniões sobre o que é alguém cheio do Espírito Santo. 
Tomamos como base a forma com alguém ora, seu tom de voz, ou como alguém prega, também no tom da voz e como gesticula, se fala em línguas, se são “línguas tonantes, vibrantes”; se num ato de expulsão de demônios, tal pessoa grita muito – se ela ruge ferozmente contra os demônios; ou se tal pessoa grita bastante na igreja, dando muitos glorias e aleluias – eu não vou julgar esses itens como quesito – apenas digo que é uma tendência a descrever desta forma que alguém é cheio do espirito.

Em geral dentro das igrejas, o que qualifica um homem cheio do espírito está ligado ao “barulho”, ao “som” – e não podemos negar completamente nem parcialmente.

A voz de comando
O som e as manifestações corporais brotam de dentro – e brotam por causa de algo que está dentro – no contexto da vida cristã, isto tem a ver com a presença de Deus em nós; com a presença de Cristo em nós; com a presença do Espírito Santo em nós.

Quase todos os atos milagrosos de Jesus foram concretizados por um comando de voz – ele dava um comando de voz e coisas aconteciam.
Um versículo muito conhecido e muito explorado nas mensagens encorajadoras para o exercício da fé é aquele que diz: “Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá... (Mateus 17:20). A ocorrência ali era da cura de um jovem lunático (aquela era uma doença causada por um demônio)
Em outra ocorrência, após amaldiçoar uma figueira, Jesus disse a mesma coisa: Se tiverdes fé... se até mesmo disserdes a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, tal sucederá... (Mateus 21:21).

Nós associamos muitos atos do cristianismo avivado com a altura da voz – Deus nos mostra que a simples voz é suficiente – tendo a fé como necessidade maior do cristão.

O cristianismo pode ser mera religião para alguém; um simples molde para o comportamento e postura exteriores e, é claro, um monte de conceitos espirituais.
Para nós, o cristianismo é uma relação pautada em ouvir Deus, falar com Deus, agir por fé em Deus e na fé que Deus dá.

A Palavra dita com fé
A Palavra de Deus é algo que se move dentro de nós...
Se a Palavra de Deus fosse descrita como uma máquina, diríamos que ela é pequena, mas que tem o poder de esmigalhar o aço. Se tivéssemos que dar exemplos da capacidade da Palavra de Deus, poderíamos dizer que ela tem poder de trazer o Monte Everest e comprimi-lo dentro desta igreja e ainda assim, todos nós estaríamos confortáveis em nossas cadeiras. 
Quando Jesus falou do monte, ele realmente estava se referindo a um monte – uma elevação na terra. 
Podemos até pensar: “Não faz sentido – Jesus não estava falando literalmente! Mas sim, ele falava literalmente, porque isto não tem a ver conosco e com o monte simplesmente, tem a ver com o poder de Deus. Deus quer que a Palavra dele mova dentro de nós...
E Deus quer que a Palavra dele cresça dentro de nós como uma planta (Marcos 4:26-28) “Erva – espiga – grão cheio na espiga” – As plantas têm ciclos na natureza: Erva, espiga, grão maduro!

Jesus falou sobre “a planta que meu Pai Celestial não plantou” (Mateus 15:13). Toda planta que meu Pai Celestial não plantou será arrancada... São cegos, guias de cegos... cairão ambos no barranco – Jesus falava de ensinamentos hipócritas e que iam na contramão do ensino de Deus.
Plantas tem ciclos – vai da semente ao fruto – e o fruto tem semente – e volta ao ciclo inicial.
Falsos ensinos produzem algo dentro de você! A falta de base resulta numa vida de enganos, fracassos e derrotas – então vem a vitimização! “Nada de bom acontece na minha vida!”

A Palavra terá um ciclo dentro de nós! Mexendo com nossa razão, nossas emoções, nossas lembranças, nossas habilidades, nossas decisões – e nossas certezas!

Diminuindo, mas crescendo
Ela vai crescendo – e fazendo você diminuir – Cristo vai crescendo em você – e você diminuindo para que ele cresça (João 3:30) – Se João quisesse a popularidade para ele, teria arrebanhado centenas, se não, milhares para si; mas sua missão se consumou na alegria de ouvir a voz do noivo. E esse arregimento iria à perdição.
Mas... ao mesmo tempo que diminuímos, também crescemos!
Jesus cresceu em estatura e graça diante de Deus (Lucas 2:52) Esse contexto mostra Jesus (aos 12 anos) enviado pelo Pai - sujeito à sua missão divina e sujeito a seus pais terrenos. “E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens.
Pedro nos adverte sobre essas “plantas venenosas” ao dizer:
“Vós, pois, amados, prevenidos como estais de antemão, acautelai-vos; não suceda que, arrastados pelo erro desses insubordinados, descaiais da vossa própria firmeza; antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo... (2 Pedro 3:17-18)
Assim: “Cresçamos diminuindo” conformando-nos com Ele!
Paulo falava de abrir mão de algumas coisas ao concluir com essas palavras: “Conformando-me com Ele na sua morte” (Filipenses 3:7-11). O mesmo Paulo falou aos Romanos sobre uma entrega completa que ocasiona a total desconformidade com esse mundo – na verdade foi uma advertência – “não vos conformeis com este mundo – uma condição para que se experimente a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Romanos 12:1-2)
Por que uns desfrutam de vida vitoriosa e outros não? Por que uns são menos e outros são mais vitoriosos? Deus pôs dentro do homem um poder humano tão grande que me atrevo a dizer que é suficiente para impedir muitas ações do próprio Deus na vida de tal homem! Nota.: Não dizemos que um homem pode neutralizar uma ação de Deus e sim que um homem pode rejeitar uma ação de Deus – é força do querer do homem – a vontade humana.
O homem pode por sua própria vontade, escolher em que quer crer – está dentro do homem o poder da vida e da morte de acordo com suas escolhas.
A vontade antecede a crença – eu acredito naquilo que escolho acreditar – crer é escolha. Primeiramente escolho se quero ouvir... Quem nunca ouviu uma campainha tocar ou um bater de palmas? Alguém está parado no portão... É uma dupla de testemunhas de Jeová! Você escolhe ouvi-las ou não! Se optou por ouvi-las, escolhe depois acreditar ou não em tudo que elas dizem – e por fim escolhe associar-se ao grupo, ou não!
É o querer do homem!
Jesus disse; “Examinais as escrituras porque julgais ter nelas a vida eterna... contudo não quereis vir a mim para terdes vida...” (João 5:38-39)
Em Apocalipse 22:17 diz: “O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve diga: Vem! Aquele que tem sede venha! E quem quiser receba de graça da água da vida!
Paulo falava acerca da salvação e da ressurreição de Jesus: “Quando ouviram falar de ressurreição de mortos, uns escarneceram, e outros disseram: A respeito disto te ouviremos noutra ocasião” (Atos 17:30-34)
O homem tem escolhas! E essas escolhas o encaminham para a vida ou para a morte.


Deus se revela em sua Palavra
Deus é um ser tangível – apesar de não o vermos, Ele está revelado em sua Palavra escrita!
A bíblia é concreta! O que define algo como concreto ou abstrato? É o teste dos cinco sentidos! Algo é concreto quando se encaixa em pelo menos um dos cinco. A bíblia é visível; tangível, olfativa (submetê-la a esse teste não requer nada de mim – só tenho que vê-la, tocá-la e cheirá-la) – nesses três quesitos dos cinco sentidos, a bíblia é um objeto material e eu um homem físico. Qualquer criança pode exercitar isto! E é assim que “repousa” a bíblia na casa da maioria dos crentes hoje: Algo que vemos, tocamos e cheiramos!
Os outros dois quesitos, que completam os cinco sentidos, estão em outra dimensão: Paladar e audição! A bíblia não é comestível – pelo menos não é racional comê-la! E a bíblia não emite sons! “Comer” e “Ouvir” são duas coisas que requerem muito do homem! Jesus usou uma expressão chocante ao dizer: “Se não comerdes a carne do filho do homem e não beberdes o seu sangue, não tendes vida em vós mesmos” (João 6:51-58) Em outros tantos textos da bíblia você verá a ênfase: “Quem tem ouvidos, ouça!”.
Comer e ouvir – depende de nós – depende do nosso querer – não depende de Deus!
Agora vamos falar de todos os cinco sentidos no sentido não literal – mas vamos também inverter a ordem inicial.
Você ouve Deus; você se alimenta da Palavra de Deus e depois você sente o bom perfume de Cristo; vê Deus e toca em Deus.

Pai, Filho e Espírito Santo se afunilaram e se condensaram (forças de expressão) dentro da bíblia – Quando seguro a bíblia na mão, tenho nela todos os milagres de Deus, todas a promessas, todos os conceitos, todas as revelações. Agora posso proferir as palavras que tem poder para transportar os montes.
O Deus Todo Poderoso está dentro da bíblia! Essas palavras, quando proferidas, estão carregadas com o poder dele.
Ele é autor e executor – o homem é instrumento voluntário – pois Deus não usa controle remoto.

Duas ações de Jesus
Jesus deu uma instrução direta para Pedro – essa instrução não exigiu nada de Pedro. Tratavam acerca do imposto que era cobrado naquela época... Jesus disse: “Para que não os escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, e o primeiro peixe que fisgar, tira-o; e abrindo-lhe a boca, acharás um estater. Toma-o e entrega-lhes por mim e por ti. (Mateus 17:27)
Percebe? Pedro não precisou nem mesmo acreditar – ele foi e fez! Era como andar numa linha reta tendo o alvo visível a frente.

Noutro momento, diante das multidões famintas, os discípulos sugeriram que Jesus dispensasse as multidões em tempo de passar pelas aldeias e comprarem algo para comer...
Jesus disse: “Não precisam retirar-se; dai-lhes vos mesmo de comer... (Mateus 14:15-16).
É o momento que você tem de sair de si; deixar de olhar para si e deixar de tentar agir por si.
Requer o poder do outro, a ação do outro - o poder de Deus e ação de Deus - em você e através de você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário