domingo, 1 de dezembro de 2019

Ressurreição de JESUS e As Testemunhas de Jeová


A bíblia é inquestionável para aqueles que creem que ela é a Palavra de Deus. Assim como Deus não mente, sua palavra também não mente.
A bíblia é a Palavra de Deus; ela revela Deus; ela é “o próprio Deus falando”
Muitos dos relatos da bíblia são atacados de modo ferrenho pelos céticos ou pelos que tem apenas a visão do mundo para todas as áreas da vida. O livro de Gênesis é muito atacado por revelar os princípios e revelar Deus como único criador de todas as coisas. Para os céticos e opositores da bíblia, a verdade da ressurreição é um dos assuntos mais contundentes e mais combatidos de toda a revelação de Deus. Não foi por acaso que Festo, de certa forma, pediu ajuda de Agripa para “que tivesse algo sobre o que escrever a César acerca de Paulo.” A fé cristã e a oposição dos fariseus que culminou na prisão de Paulo eram novidades para ele – um golpe à sua mente romana. (Atos 25:26)      
Disse Festo:
“(Atos 25:19) “Traziam contra ele algumas questões referentes à sua própria religião e particularmente a certo morto chamado Jesus, a quem Paulo afirmava estar vivo.

As religiões trazem todo tipo de ideia ou explicação para todas as inquietações humanas. Toda religião tem um pouco do que chamamos de “pós morte”; na verdade parece ser o cerne de todas as religiões desta terra – explicar ou, apenas tentar explicar o que acontece depois da morte de um homem.

Esse é um pequeno artigo acerca de um tema sobre o qual as Testemunhas de Jeová tem um posicionamento (bem particular) herético:
No site jw.org lemos a seguinte pergunta:
Jesus foi ressuscitado com um corpo de carne ou com um corpo espiritual?
Imagem de jw.com

Resposta das testemunhas de Jeová:
As próprias palavras de Jesus mostram que ele não seria ressuscitado com um corpo de carne e sangue. Ele disse que daria sua “carne a favor da vida do mundo” como um resgate para a humanidade. Se Jesus tivesse sido ressuscitado em seu corpo carnal, o sacrifício dele como resgate teria sido cancelado. Mas não foi isso o que aconteceu, pois, a Bíblia diz que Jesus sacrificou seu corpo e seu sangue “de uma vez para sempre”
Como podemos explicar um sacrifício cancelado?  Seria “desfazer um sacrifício?” Ressuscitar o animal que foi morto e soltá-lo de novo em área livre? Seria mais apropriado usar o termo “rejeitado” (portanto, não realizado) levando em consideração as condições impostas pelo próprio Deus para que tal oferta seja agradável a Ele.  Mas é possível entender a linha de pensamento herético dessa sociedade.

É o seguinte:
“Jesus deu seu corpo em sacrifico para nos resgatar do pecado. Existe uma expressão popular: “Deu; está dado!!” (se você deu algo, esse algo está dado e não pode voltar para você – salvo se aquele que o recebeu devolvê-lo a você.)  Se, Jesus ressuscita no mesmo corpo, é como estar pegando de volta aquilo que Ele mesmo deu. Se seu corpo foi dado de uma vez para sempre, não pode ser tomado de volta!

Essa resposta da STV é uma engenhoca subliminar para ensinar que, quando Jesus morreu, seu corpo transformou-se um vapor gasoso e subiu pelos ares. E que, suas aparições após a morte foram apenas em visão que ele permitiu aos olhos humanos (é isto que ensinam – que ele não estava num corpo físico).
Assim, temos outra pergunta em jw.org
Se Jesus foi ressuscitado com um corpo espiritual, como é que os discípulos dele conseguiam vê-lo? (aqui querem embasar que Jesus ressuscitou num corpo espiritual e que “vez ou outra, permitia ser visto pelos homens”)
Resposta da STV:
Mas, por ser uma criatura espiritual, ele podia aparecer e desaparecer de repente. (Lucas 24:31; João 20:19, 26) Cada vez que Jesus se materializava, ele usava um corpo diferente. É por isso que mesmo os amigos mais íntimos de Jesus só conseguiam reconhecê-lo pelas coisas que ele dizia ou fazia. — Lucas 24:30, 31, 35; João 20:14-16;21:6, 7.

O que parece ser (da parte dela) uma defesa da fé e da eficácia da redenção do homem por meio do sacrifício de Jesus Cristo, é na verdade a implantação de uma ideia subjetiva para negar por completo a ressurreição física de Jesus.

Quanto a Lucas 24:31, se voltarmos ao verso 16, lemos que “os olhos dos discípulos estavam como que, impedidos de o reconhecer”. Aquilo era o poder de Jesus – de não se dar a conhecer, embora estivesse na mesma aparência humana do período que viveu fisicamente. É outra distorção da revelação bíblica, de modo que aquilo que está escrito é moldado na mente do leitor para que ele entenda aquilo que a sociedade quer que ele entenda. Não está escrito que ele não foi reconhecido por estar com outra aparência e não está escrito que só reconheceram Jesus pelas coisas que ele dizia ou fazia! Está escrito que Jesus impediu que os discípulos o reconhecessem.

Veja: do site jw.org https://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/402014842 (grifos e negritos nossos)


A RESSURREIÇÃO DE JESUS FOI DIFERENTE

Por que a ressurreição de Jesus foi diferente de todas as outras que já tinham acontecido?
Os apóstolos sabiam que a ressurreição de Jesus havia sido diferente de todas as ressurreições anteriores. As outras pessoas foram ressuscitadas com um corpo físico, mas Jesus foi ressuscitado com um corpo espiritual. Com o tempo, aquelas pessoas morreram de novo, mas Jesus não. Ele nunca vai morrer. (Leia Atos 13:34.) Pedro escreveu que Jesus foi “morto na carne, mas vivificado no espírito”. Além disso, Cristo “está à direita de Deus, pois foi para o céu; e foram-lhe sujeitos anjos, e autoridades, e poderes”. (1 Pedro 3:18-22) As outras ressurreições foram milagres impressionantes, mas a ressurreição de Jesus foi o maior milagre de todos.


Vejamos todas as ressurreições citadas na bíblia (além do próprio Cristo).
R1:       1 Reis 17:17-24           Elias ressuscita o filho de uma viúva em Sarepta!
R2:       2 Reis 4:18-37             Eliseu ressuscita o filho de uma mulher sunamita!
R3:       2 Reis 13:20-21           Um cadáver ressuscita ao ser lançado na cova de Eliseu!
R4:       Lucas 7:11_15             Jesus ressuscita o filho de uma viúva!
R5:       Lucas 8:41-55             Jesus ressuscita a filha de um homem chamado Jairo!
R6:       João 11:1-44                Jesus ressuscita a Lazaro!
R7:       Mateus 27:52-53         Muitos corpos de santos que dormiam ressuscitaram!
R8:       Atos 9:36-43                Pedro ressuscita Dorcas (Tabita)!
R9:       Atos 20:9-10                Paulo ressuscitou um jovem chamado Eutico

Obviamente todas as ressurreições aqui citadas foram realizadas por Deus, através de seus servos e na pessoa de Jesus.
A pergunta que vai de encontro a ideia das Testemunhas de Jeová é:
O que há de comum em todas essas ressurreições?
(Abrindo um parêntese para o item R7, e tomando como base todas as demais ressurreições relacionadas, fica entendido que os ressurretos em R7 tinham morrido nos últimos 4 dias (como Lazaro) – há quem defenda que eles subiram também ao céu quando Jesus ascendeu. Caso esses ressurretos tenham passado por decomposição, então reforça-se a ideia de que logo que ressuscitaram, subiram imediatamente para o céu, pois o grande sacrifício por eles tinha sido realizado naquela hora; e pelo fato de não terem mais um corpo físico.

Por que essa tese?
Justamente pela evidencia das demais relacionadas:
“Que todos ressurgiram em seus próprios corpos físicos – ou seja, não passaram por decomposição da carne. Só um chegou a ser de fato sepultado (Lazaro); dois outros estavam sendo levados as respectivas sepulturas e os demais foram ressuscitados dentro de suas casas – nos mesmos corpos.
A ressurreição é a volta do espirito no mesmo corpo e não uma reconstituição de carne e ossos para receber novamente o espirito! Se há reconstituição de ossos, tecidos e cabelos, não há que se falar em ressurreição e sim em reencarnação (tomando como base todas as ressurreições relatadas na bíblia).
Davi escreveu: “em pecado me concebeu minha mãe” (o corpo físico se forma dentro de outro corpo físico, e os únicos corpos que não se formaram dentro de outro corpo (de pecado) foram os de Adão e Eva.
Não há nenhum caso de reconstituição física na bíblia.
O pecado e a morte matam o corpo; e o corpo se decompõe!
Em todos os casos citados acima, as pessoas retornaram à vida no mesmo estagio em que morreram, ou seja, com a mesma idade, mesmo porte físico, mesma voz e ainda deram continuidade as mesmas coisas que faziam (e com seus parentes) no momento em que morreram.
Olhe novamente cada caso mencionado – todos retomaram suas vidas a partir do exato ponto em que morreram.
A ressurreição de Jesus Cristo é a base para a salvação – Jesus venceu a morte – nenhum homem pode por si vencer a morte; exceto aquele cuja vida está escondida com Cristo em Deus (Colossenses 3:3). Paulo escreveu: “Estou crucificado com Cristo, e vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim...” (Gálatas 2:20).
A morte destrói o corpo – o corpo (carne) dá expressão (torna ativo) ao pecado. A vitória de Jesus é justamente no corpo físico – quando ele ressuscita no mesmo corpo, evidencia a derrota da morte, pois a morte destrói o corpo por causa do pecado. No caso de Jesus, foi o contrário: Ele destruiu a morte no corpo.

1 – Ele assumiu a forma humana, sujeito aos mesmos pecados, mas não pecou (1 Pedro 2:22; Hebreus 4:15)
2 -  Ele morreu como um ser humano comum; mas a morte não pôde detê-lo (Atos 2:24) e seu corpo não sofreu a decomposição (Atos 2:31)
3 – Ressurreição no mesmo corpo é uma base muito forte para provar que Jesus venceu o pecado da carne e venceu a morte que corrompe (decompõe) um corpo pecaminoso (o corpo de Jesus era imaculado).
Portanto, ele ressuscitou! E sua ressurreição é a prova de que a morte foi derrotada! Ele mostrou a Tomé as marcas dos cravos nas mãos e a marca da lança que lhe furou quando estava pregado na cruz – Ele estava no mesmo corpo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário