segunda-feira, 22 de junho de 2009

O círculo do EU






Venho tentando fazer paralelos sobre a busca da face de Deus.




Tenho estado bastante incomodado com a minha própria vida espiritual; vazia, sem manifestar aos outros aquilo que Deus é.


Paulo escreveu aos Filipenses:



"desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade"
e aos Colossenses:



"Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena..."



E Jesus havia dito antes:



"Quem quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-me"



O relacionamento com Deus é progressivo. Ele nunca planejou a estagnação; nem o medo; o aperfeiçoar-se na carne etc. Ele só nos trata como bebês espirituais no momento em que realmente o somos. Não devemos deixar de considerar que as coisas acontecem no mundo espiritual paralelamente ao que acontece no mundo natural. Essa progressão pode ser comparada a um game com vários níveis de dificuldade e pontuação; ou, com um veículo em movimento constante; ou mesmo um rio que vai se tornando profundo, como descrito em Ezequiel. Deus realmente pretende transformar-nos à sua imagem e semelhança. Ele não planejou que parássemos num ponto qualquer. Essa progressão nos leva a morte do "eu". É um começo simples, a alegria de ser novo convertido, uma nova vida, a primeira oração, cantar em grupo, a primeira bíblia etc. Mas parece vital, e o primeiro ponto a se considerar, o fato de que, como fisicamente crescemos e amadurecemos no comportamento, em decisões, experiências, etc, assim também Deus espera tratar-nos. Quando buscamos o Senhor com todo o coração, ele não vem até nós, mas nos aproxima a si próprio. Isto significa estar cada mais mais na dimensão dele e não na nossa. O começo da nossa caminhada cristã é superficial -refiro-me ao fato de que, enquanto inexperientes, assumimos o controle da situação, fazendo as coisas espirituais dentro dos limites da nossa inexperiência. Isto pode ser ilustrado como "Pisar somente em solo firme - agir dentro da lógica - evitando ser taxado de louco - cuidando da imagem e reputação próprias".



Quem está conduzindo quem? Jesus é o caminho que leva a Deus - na direção de Deus. Quanto mais o buscamos, mais perdemos nossa própria identidade para assumirmos a dele. Não estamos acostumados a isto. Andar na dimensão de Deus pode ser ilustrado como "Pisar em solo ao qual não estamos enxergando nitidamente com olhos físicos - mas com olhos da fé - não se preocupando com o desfecho das coisas, não se preocupando com a imagem e reputação próprias pois o controle não é nosso" Deus pode agir dentro dos padrões humanos - e muitas vezes o faz, mas ele quer que vivamos nas alturas. Qual seria o milagre, que dentro da lógica humana seria inexplicável? O andar sobre as águas? a massa de Jesus teria sido "zero" naquele momento ou a água teria se tornado sólida? A multiplicação dos pães e peixes? os pães se reconstituíam à medida que eram partidos? os peixes duplicavam-se à medida que os apóstolos os pegavam? Seria a ressurreição de Lázaro o acontecimento mais intrigante? o calor da cidade de Bethânia era bem mais intenso do que o calor brasileiro, o corpo de Lázaro já estava se decompondo! Sejam quais forem nossas conclusões, é fato que Jesus agia de um modo que nunca entenderemos segundo os conceitos humanos. Estamos num circulo, o circulo do "EU". Esse circulo nos faz andar somente dentro dos limites humanos. Não consigo explicá-lo, mas posso dizer que é muito difícil atravessar a linha dessa circunferência - e é fora dessa linha que Jesus age. Dentro desse circulo do EU, fazemos o mal que não queremos fazer e negligenciamos o bem que queremos para nós e para nosso próximo. Ali nossa natureza humana está bem viva e ativa, ali nosso coração é incircunciso, ali coxeamos entre dois pensamentos, ali temos nossa alma suspensa (alimentamos a dúvida, ligada à cegueira)como dito em João 10:24, ali o "velho" não foi tirado para dar lugar ao "novo", ali somos largos, impossibilitados de passar pela porta estreita, ali somos meninos e pensamos como meninos, ali somos estranhos à aliança do concerto, somos profanos (contrários a Hebreus 12:14). Fora dessa linha, entendemos que os milagres acontecem; e os vemos com muita naturalidade (como realidade possível). Fora dessa linha, vivemos sem medo. É fora dessa linha que assumimos um pouco de "Paulo", "Elias", "João Batista", "Moisés" e tantos outros. Eles conheciam o "Todo Poderoso" bem de perto. Fora dessa linha tudo é real: Santidade. obediência, autoridade, compromisso, renuncia etc. Sair desse círculo é muito difícil. Não é possível atravessá-lo sem muita (muita é muita mesmo) oração, disciplina, estudo da Palavra, disciplina, disciplina, persistência, perseverança, dedicação, renuncia e ... tenho que começar! Primeiro, "tirando uma pequena" coisa para introduzir uma pequena parte dessas exigências, Segundo, tirando algo médio para tornar média a minha busca, e por fim esvaziando me por completo (algo grande) para que passe a ser perceptível a imagem de Deus em mim.

1 Coríntios 6:17 - Mas aquele que se une ao Senhor, torna-se um só espírito com Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário