terça-feira, 9 de junho de 2009

Meueu 2





"Foi Deus", "Foi Jesus quem disse", "Foi Paulo quem escreveu", "Está na bíblia": São minhas bases. Amo ao Senhor e "sobrevivo" por sua Palavra. Está escrito em 1 Corintios 6:17 "Aquele
que se une ao Senhor, torna-se um só espírito com Ele". Ser um só espírito com o Senhor é uma disciplina diária e algo que se alcança no dia a dia, consagrando-se minuto a minuto. Nesses vinte e dois anos de evangelho, nunca desisti de conhecer o Cristo bíblico; mas esta experiência não se alcança na "superfície da busca"; ela requer muito da oração, do estudo da palavra e comunhão.
O Senhor tem tocado em meu coração acerca do meu tempo. Entre dormir, deslocar-se para o trabalho, trabalhar, retornar, ficar em casa, ver TV, blogar, dormir novamente... quanto do meu tempo tenho gasto com Ele especificamente?
Todos nós queremos ter intimidade com Deus; desejamos ser usados em grandes feitos... isto tem um preço que não é barato.
Certa vez li num livreto uma dica de busca progressiva da face do Senhor, digo progressiva porque aos poucos o praticante determinado vai aumentando o tempo e a qualidade dessa busca : que era chamada de "Sete minutos com Deus". Era algo - não recordo muito bem - como:
Um louvor
Uma oração curta
A leitura de um capítulo da Bíblia
Outra oração - mais ou menos isto.
Parece ironia, mas é um excelente começo, principalmente porque, se fizermos uma pesquisa, a vida espiritual de um grupo muuuuuito grande de cristãos seria como um pontinho preto num enorme quadro branco. Numa comparação com o nosso cotidiano: Nós nos adaptamos ao inverno ou calor excessivo, aos novos preços do nosso consumo, ao tempo em que ficamos desempregados, ao novo emprego, ao novo chefe, a uma limitação, a um parente que se hospeda na nossa casa, a uma mudança de endereço, ficar sem carro, perda ou distancia de um ente querido (pela morte, viajem, mudança, divórcio, casamento de um filho) mudanças de lei, novos impostos, novo presidente, o fim de uma minissérie da TV, horário de verão, vizinhos chatos, cachorros dos vizinhos, ter um cachorro no apartamento, morte do cachorro, troca de pastor no ministério e tantas outras coisas.
Ter tempo e vida com Deus é uma disciplina como já escrevi acima - isso requer esforço de alguém que não gosta de ler nada, mas precisa ler a bíblia. Alguém que não consegue se concentrar por qualquer razão, mas precisa estudar a Palavra. Alguém que não sabe formar frases (formais ou informais) precisa aprender a se expressar em oração (publicamente ou em secreto com Deus) Alguém que seja muito ocupado precisa rever prioridades. [de repente lembrei-me de Provérbios 20:13 - "não ames o sono, para que não te empobreças..."] Alguém que fala demais, precisa ficar um pouco em silêncio para que Deus lhe fale ao coração. Alguém que é muito associável e está sempre rodeado de amigos, precisa ter tempo a sós com Deus. E tantas outras coisas. Por quê não começar já?
Quais dificuldades eu não tenho? Não tenho dificuldade para ler, nem para estudar, nem para estar a sós com Deus.
E quanto à oração? Não tenho dificuldades para orar por mais de duas horas se for o caso, desde que o faça andando (de dia ou á noite) - prefiro à noite - no deserto. Tenho dificuldade de orar ajoelhado no quarto - pois sou tomado pelo sono - de repente começo a falar coisas de outra "órbita" acho que todos já passaram por isso um dia.
E quanto a dedicar tempo especifico? Tenho dificuldades também; quando percebo já é noite e vou trabalhar no dia seguinte sem ter tido um momento consistente com Deus.
Voltando os exemplos do dia a dia acima; não é verdade que aos poucos (rapidamente) nos adaptamos às mudanças? Aquilo logo passa a ser uma rotina.
Não é difícil encaixar num só dia: Leitura, estudo, oração e comunhão - basta rever prioridades, e empregar esforços; aos poucos (também) isso passa a ser hábito para nós. Melhor ainda quando percebermos que não conseguimos mais ficar sem esse "tempo espiritual"
Sete minutos!!... podem se estender para dez, vinte... é um começo. O restante, fica por conta Dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário