sábado, 15 de janeiro de 2011

Moisés e os encantadores de Faraó


Será que Deus não sabia que os encantadores de Faraó seriam capazes de repetir alguns sinais idênticos (talvez) aos que Moisés faria por sua ordem? Claro que sim!
Os verdadeiros leitores se apaixonam cada vez mais pela Palavra à medida que percebem a forma como Deus trabalha. Ele poderia simplesmente destruir Faraó ( o grande crocodilo do Nilo - Eze 29:3, 32:2) e todos os seus conselheiros, depois poderia dizer ao seu povo "saiam" (simplesmente)
Mas toda a operação de Deus é resultado da fé do homem. "E, a fé brota de uma palavra - Deus diz, o homem acolhe no coração o que foi dito, depois aguarda e age exatamente como Deus disse, mesmo antes de sua concretização."
No dicionário da fé não existem as palavras: "se e talvez" nem expressões carregadas de fraquezas e incertezas do tipo: "vamos ver no que dá" "seja lá o que for" "e, então sei lá..." etc" Mas Deus sempre colocou o homem diante de suas próprias fraquezas para que esse as enfrentasse. Foi o caso de Moisés ao lançar a vara no chão diante de Faraó. Para sua surpresa os encantadores de Faraó repetiram a mesma proeza. Moisés poderia virar as costas e fazer mil questionamentos e ainda dizer que Deus o expôs ao vexame. Se procurarmos na bíblia encontraremos uma centena de relatos onde suas personagens estariam na mesma condição de aparente decepção.
Mas utilizando-me de um texto que não tem ligação com esse contexto, lembro me de Jesus quando disse: "Não temais os que matam o corpo e, depois disso, nada mais podem fazer..."
Alguns dos sinais de Deus, os egipcios puderam repetir:
Eles também transformaram uma vara em cobra - assim como Moisés - mas, depois, a vara de Arão devorou a vara dos egípcios.
Transformaram agua em sangue, mas não puderam reverter a praga vinda de Deus, sobre o Rio Nilo.
Fizeram aparecer rãs sobre a terra do Egito, mas somente após o clamor de Moisés elas morreram.
Ao fracassarem na tentativa de produzir piolhos, disseram a Faraó: "Isto é o dedo de Deus!"
Quantos de nós não coleciona momentos em que pensávamos que tudo estava perdido, mas depois nos envergonhamos ao ver o desfecho do Senhor?.
Às vezes nos esquecemos de quem Ele é! Ele faz as coisas sobrenaturais no ambiente natural do homem, tendo o homem como instrumento dentro das condições de vitória e fracasso também humanos - mas a ação é dele e o produto dessa ação está além do nosso entendimento.
Portanto creiamos! Isso nos basta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário