domingo, 20 de maio de 2012

Fé, um dom de Deus



Deus age em conjunto com o homem - não age sozinho pelo homem e nem deixa o homem agir sozinho. Ele me ensina todos os dias - já faz alguns anos que aprendi (aquilo que já sabia) que tenho que agir na direção daquilo que creio e que espero - dentro do querer de Deus para mim (o que também sei). A fé é dom de Deus - e a primeira iniciativa para a ação também é dele - ele faz um simples versículo saltar da pagina para dentro dos nossos olhos, viajando para dentro da mente e descendo para coração - de onde procedem as ações - as atitudes. (é o "ouvir" quando estamos lendo) Aprendi que: Uma vez sabendo a vontade de Deus para mim, não devo orar dizendo simplesmente: "cumpra, Senhor, o teu querer, como revelaste a mim." Para ilustrar eu digo que ele abriu uma porta, um furo na base da grande montanha "dos nosso medos" e disse: "Passe para o outro lado - onde estou esperando por você."  Na minha oração não posso dizer: Senhor, agora estou vendo a ti; passe para o lado de cá.
Hoje é 20/05/2012 - estou relembrando Morris Cerullo: "A fé é fato, mas é fé é um ato."  Eu sempre enfatizei que a fé não é manifesta nem representada por meio de gritarias, tremedeiras, vozes "sopradas" como quem tem pedra de gelo na boca ou coisas assim. A fé é uma união simples, mas poderosa: Eu sei que... portanto tomo posse:
"A fé é a certeza de cousas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem - Hebreus 11:6"



O túmulo de Jesus está vazio! O auge da boa nova - o fim do reinado da morte (desde Adão até Moisés - Romanos 5:14) Os discípulos abatidos, os sacerdotes e autoridades da lei, confusos - teriam matado o Messias? Os pensamentos eram variados, afinal Jesus provocara reações em todas as classes e fez vir à tona os pensamentos dos homens ao seu redor.
Certa vez lhe disseram "Até quando manterás nossas mentes suspensas?" e, em outro momento: "Se fazes essas coisas manifesta-te ao mundo."
Seria uma boa idéia aparecer para todos ao mesmo tempo? Todos creriam; afinal de contas, quem duvidaria daquilo que viu? Paulo escreveu que "andamos por fé e não por aquilo que vemos." Ver Jesus ressuscitado (simplesmente ver) não transformaria o coração daqueles que já o tinham rejeitado antes de sua morte, "A fé vem pelo ouvir..." Jesus reservou-se a aparecer aos onze duas ou três vezes e depois a um grupo maior - sem que isso fosse um espetáculo aos olhos. A fé é "casada" com o coração (onde se aloja o conhecimento da Palavra) e não com os olhos (físicos). Jesus implantou a verdade no coração dos discípulos e "a eles" manifestou os sinais visíveis aos olhos; e eles então ficaram incumbidos de convencer grandes e pequenos.
É muito comum ouvirmos pessoas dizerem que só crerão naquilo que falarmos se o próprio Deus lhes provar - de preferência com algum sinal visível - algo como "um anjo falar diretamente com eles" - mas fica aqui aquilo que Jesus disse à Tomé:
"Bem aventurados aqueles que não viram e creram."
Pois a fé é a prova daquilo que não vimos.
O que o Senhor quer de nós? Quer que sejamos (tão) consolidados na certeza ao ponto de não encerrar um dialogo evangelístico deixando o ouvinte ir embora no mesmo estado em que começou; ele deve sair, no mínimo, bem pensativo sobre suas próprias crenças e descrenças





Nenhum comentário:

Postar um comentário