sábado, 14 de agosto de 2010

Gamaliel, Teudas e Judas

O que precisa ter um homem para levar cerca de quatrocentos seguidores atrás de si? Outro poderia levar muitos consigo. Atraídos por... o quê?
Outro pode ter "o poder da opinião" - fazendo retroceder o mais elaborados planos de outrém.







Gamaliel, Teudas e Judas
Muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos... E a multidão dos que criam no Senhor, crescia cada vez mais, a ponto de levarem os enfermos até pelas ruas e os colocarem sobre leitos e macas, para que, ao passar Pedro, ao menos a sua sombra se projetasse n'alguns deles. Afluía também muita gente das cidades vizinhas a Jerusalém, levando doentes e atormentados de espíritos imundos, os quais eram todos curados. (Atos 5:12a - 16) Jesus dera uma comissão aos discípulos: Eles deveriam ganhar o mundo - discipular - batizar. Eles foram revestidos pelo poder do Nome de Jesus, para enfrentarem toda a oposição da terra e do inferno. O ladrão já estava matando, roubando e destruindo - a humanidade da época clamava por socorro - Estava nas mãos de homens simples o maior poder que a terra conheceu - aquele que ressuscita mortos, realiza o impossível. Pois bem. . .
Diante dos sinais e prodígios, levantou-se forte oposição. Tomados de inveja, as autoridades prenderam os apóstolos e os recolheram à prisão pública. Mas de noite um anjo do Senhor abriu as portas do cárcere e, conduzindo-os para fora, lhes disse: Ide e, dizei ao povo todas as palavras desta Vida. (nota: Deus sempre frustrará os planos dos malignos lutando a favor dos seus filhos) Eles foram... o sumo sacerdote, o sinédrio e o senado mandaram buscá-los na prisão. Os guardas , tendo ido à prisão, acharam-na fechada e com toda segurança, porém vazia. Dada a informação aos principais sacerdotes e ao capitão do templo, a perplexidade tomou conta... o que seria aquilo? Nesse ínterim alguém anunciou que os "presos" estavam no templo ensinando o povo. Trouxeram-nos ao sinédrio. O sumo sacerdote descarregou: Expressamente vos ordenamos que não ensinásseis nesse Nome, contudo enchestes Jerusalém de vossa doutrina; e quereis lançar sobre nós o sangue desse homem. Então Pedro respondeu: O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, a quem vós matastes, pendurando-o num madeiro. Deus porém, com sua destra, o exaltou a Príncipe e Salvador, a fim de conceder a Israel o arrependimento e a remissão de pecados. Ora, nos somos testemunhas destes fatos, e bem assim o Espírito Santo, que Deus outorgou aos que lhe obedecem. Pedro tinha algo dentro de si, e que oferecia a outros: a salvação em Cristo! Por isso, multidões o seguiam.
Mas, Teudas e Judas também arrastaram multidões! Eles também tinham algo; algo que não revelava Jesus Cristo, seu poder, seu amor... Algo que não fazia com que os olhos do povo se voltasse para a cruz (acho que Teudas e Judas tiveram seus "ministérios" antes de Jesus).
O que resta de tudo isto é:
Há milhões de pessoas necessitadas - sofrendo pelo vazio que só Jesus preenche - até que Jesus seja revelado no coração e no espírito de cada homem e cada mulher, Teudas e Judas continuarão oferecendo "os seus serviços alternativos - sem salvação".
Quem eram esses dois homens? Quem está roubando as ovelhas do aprisco do Senhor? É bom que, em tempo, tenhamos o atrativo de Deus para atrair os homens.
Lembrei-me de Eliseu quando disse:
Deixe-o (Naamã o leproso) vir a mim, e saberá que há profeta em Israel.
Ele foi ousado, pois tinha o que oferecer.

3 comentários:

  1. O Amor de Deus é perfito:

    O propósito humano é temporal (Teudas e Judas - Atos 5:33-42), o propósito de Deus é eterno (II Corintios 4:18). Muitos milagres é proposito de Deus (Atos 5:12-16),prisão para o povo de Deus é passageira e par gloria do Pai(Atos 5:17-32).Quando somos perseguidos temos que nos alegrar por sofrer pela causa nobre do evangélio de Jesus Cristo (As boas Novas - Atos 5:41). O propósito divino de Jesus, que era fazer a vontade de Deus não poderia ser impedido(HB capitulo 5).Deus ortogou o Espirito Santo aos que lhes obedecem, Jesus lutou e venceu, ensinou a igreja lutar e essa venceu,pois, o evangélio chegou a nós séculos depois do feito da cruz e dos atos da igreja e somos bem aventurados (JO 20:28-29).wildsonralves@hotmail.com - Sabará - MG

    ResponderExcluir
  2. Existem MTS como teudas e judas
    Enquanto nossa geração for vazia da palavra de Deus será como marionetes nas mãos de teudas e judas mas como disse Gamaliel chegará um tempo que teudas e judas serão desmascarados e aqueles que o seguiam sofrerão tbm consequências

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso aqueles que segue a homens apenas por um propósito desse mundo e não no propósito do mundo vindouro para a salvação. Se a sua liderança perecer, eles vão desistir se dispersa como aqueles que seguiram teudas e Judas galileu. Mais aqueles que segue Deus através de Jesus e de seus verdadeiros discípulos, se as suas lideranças espirituais morrerem, eles irão continuar a carreira pois o Senhor vai sempre conduzir com a força do seu espírito santo. Pois assim ACONTECEU com a igreja de atos dos apóstolo. Pedro ataram, Tiago mataram e Paulo também Estêvão também mataram, mais a igreja contínuo pois quem guia a igreja é Jesus através do seu espírito santo e de seus verdadeiros servos ministros da PALAVRA de Deus.

      Excluir